Ensemble Stars - Episódio 1: Vento Novo


Subvertendo expectativas: Idol Edition.
Ensemble Stars é um anime baseado em um jogo mobile de idols, no estilo de Bandori e Love Live (diferente deles, no entanto, EnStars não é um jogo de ritmo). Ele ficou bastante popular com o tempo, embora, apesar disso, ainda não ter um servidor global, tendo apenas o japonês.

Eu lembro que tentei jogar EnStars um ou dois anos atrás, mas a barreira de linguagem me fez cansar e desinstalar o jogo. Entretanto, quando ouvi falar que ia ganhar um anime, fiquei bastante animada, e estava na expectativa para esse lançamento.

Bem... Não foi exatamente o que eu imaginei lol.




A história inicia como um típico show de idols: uma estudante se transfere para uma escola que até então era só de garotos, sendo a primeira garota a estudar ali. A escola, Yumenosaki, se foca em treinar idols e lançá-los no mundo profissional, e agora eles abriram um novo curso de produção, que é onde a estudante transferida começa. Lá ela logo encontra um grupo de quatro garotos idols treinando, e faz amizade com eles, que se oferecem para lhe mostrar a escola.

Até aí, parece o típico anime de idols, certo? Bem simples, super genérico, um pouco entediante. Mas eu tinha me animado toda para assistir, então me obriguei a continuar.

Véi... Véi... Vocês não têm ideia do meu choque na segunda metade do episódio lol.

No meio do episódio, durante o horário de almoço, Anzu e os garotos são surpreendidos por um evento que começa a acontecer do nada, o DreFes - Dream Idol Festival. Hokuto nos explica que o DreFes é um evento que acontece na escola onde idols competem para ver quem tem as melhores habilidades como idols. Quem vencer, sobre de rank (eles são classificados em rankings de B1, o mais baixo, até SS, o mais alto). Os rankings mais altos têm prêmios e tratamentos melhores que os outros alunos.

Até aí eu estava pensando, "Ok, eles vão ter tipo uma batalha de música e dança, certo?"...




Não exatamente lol.

Do nada eles começam a lutar (e uma luta até que bem coreografada e animada, fiquei surpresa :0), e aparentemente é permitido nessa modalidade...




Ou não lol.

Essa cena do DreFes foi uma surpresa atrás da outra. Estou acostumada a personagens rudes em anims de harém reverso, mas o Ogami foi além com essa conversa de beber sangue e pisando na pobrezinha da Anzu. E então teve a luta no DreFes (e eu não sei como a guitarra do Ogami ficou inteira até o final, levando tanto chute lol). E então o Conselho Estudantil apareceu, e aparentemente esse DreFes precisa de uma permissão especial ou algo do tipo porque eles começaram a deter todo mundo.

E então no final do episódio, o Hakuto explica que, na verdade, essa escola é feita para produzir apenas os melhores idols, e o resto é deixado de lado. E todos os quatro garotos, que estão tentando iniciar uma revolução, têm esperanças de que a Anzu trará alguma mudança para essa escola.




(Embora eles nem se lembrem do nome dela e fiquem chamando ela de Estudante Transferida o episódio inteiro lol).

No mais, posso dizer que fiquei bastante surpresa, mas de um jeito positivo. Conversei com alguns fãs de EnStars para entender melhor tudo, e todos me disseram que a história é tipo uma distopia, com direito a um governo autoritário na figura do Conselho Estudantil, e a estudantes se rebelando contra eles. Ao que parece, o anime está seguindo vaguamente a história do jogo misturada com uma história original.

De certa forma, EnStars me lembra um pouco de Starmyu: uma escola séria e cheia de regras e tradições que devem ser seguidas à risca, sendo "governada" por um conselho (em Starmyu, o Conselho Kao, e em EnStars, o Conselho Estudantil), e onde os personagens principais estão tentando fazer alguma mudança nesse sistema tão rígido.

Não vou dizer que tenho grandes expectativas, mas tenho que admitir que estou bastante curiosa para ver que tipo de show EnStars vai ser.

Comentários