Anime Review: Sword Art Online - Episódio 18 - O Herói Lendário


Desabrochem! Rosas Azuis!

Aah, sábado, dia de Sword Art Online. A cada episódio que passa eu fico mais nervosa, porque estamos nos aproximando do caminho sem volta. É complicado assistir isso tento lido as light novels e saber do sofrimento que nos aguarda nos próximos episódios (rip). Mas, nesse episódio, temos uma das melhores lutas dessa temporada!

Finalmente, um dos melhores personagens desse arco apareceu! Bercouli Synthesis One, o Comandante dos Cavaleiros da Integridade, é bem diferente dos outros Cavaleiros já enfrentados até aqui. Mesmo ele sendo um adversário, é impossível não gostar dele, vendo como ele tem essa atitude tranquila. Vale mencionar que ele é o primeiro Cavaleiro a tratar um dos garotos como um oponente digno e não como a escória da terra ou algo do tipo.

Acho bem fofo como ele estava mais preocupado com o bem-estar da Fanatio do que com Kirito e Eugeo serem traidores/invasores do Dark Territory. Se prestar atenção, é o Bercouli quem aparece nas memórias da Fanatio no episódio 15 quando o Kirito pergunta "para quem [ela] penteia o cabelo e colore os lábios".




O Eugeo fica bem pistola com isso, porque para ele, como comandante dos Cavaleiros da Integridade, o Bercouli devia se preocupar com todos os outros Cavaleiros e não apenas uma. Eugeo, querido, não é assim que funciona quando a pessoa está apaixonada.

Como o Bercouli menciona, Eugeo não derrotou a Fanatio sozinha. Em todas as lutas até agora, ele e o Kirito lutaram juntos, então essa é a primeira vez que ele luta pra valer sozinho. Na verdade, na novel tem um monólogo enorme do Eugeo sobre como essa é a primeira vez que ele fica sozinho desde que ele conheceu o Kirito, já que o Kirito sempre esteve ao lado dele nos últimos dois anos. O Kirito também tem um monólogo parecido mais para frente, quando ele reflete sobre como ele sempre teve dificuldade de fazer amigos e como o Eugeo é muito melhor do que ele nisso, e em várias outras coisas (ele até mesmo menciona como ele se sente orgulhoso de ver o Eugeo aprender as técnicas de espada dele e como ele quer apresentá-lo como seu pupilo pros amigos dele... aqueles parágrafos foram tão bobinhos, mas foi super fofo de ler). Infelizmente, o monólogo do Eugeo foi super simplificado em uma ou duas frases no final do episódio passado, e o do Kirito foi completamente cortado nesse episódio. Big rip, lá se vai um dos momentos em que se dá pra ver e apreciar o quão importantes esses dois são um para o outro.

Mas enfim. Novel é novel e anime é anime, não tem muito que se possa fazer quanto a isso. De uma forma ou de outra, essa é uma das lutas que eu mais aguardei, justamente porque podemos ver o quanto o Eugeo cresceu e aprendeu, como um pupilo do Kirito. Dá pra ver como ele absorveu o jeito louco de lutar do Kirito (lol), especialmente quando ele joga a espada pro alto e usa uma réplica de gelo pra enganar o Bercouli. Improvisar algo tão ridículo e arriscado na hora da batalha é certamente algo que o Kirito faria, pff.

Devo mencionar que a animação dessa luta foi incrível. Quando eles desembainham as espadas, dá pra ver a névoa de gelo saindo da espada do Eugeo. Também têm as ondulações na espada do Bercouli quando ele ativa a Perícia Perfeita da arma dele. Aliás, a técnica da espada do Bercouli é OP demais - cortar o próprio tempo! No caso aqui, o corte dele permaneceu no lugar e foi assim que ele conseguiu atingir o Eugeo mesmo já tendo movido a espada.

(Aliás, é a segunda vez que o Eugeo recebe um corte no meio do abdômen... considerando o que acontece no volume 14 da novel, essa é uma piadinha de muito mal gosto, viu, Kawahara ;_;)

A cena em que o Eugeo congela a sala inteira é incrível. Eu amo a paleta azul nessa cena inteira, e os pequenos pedaços de gelo flutuando no ar dão um ar tão bonito e misterioso a tudo. Sem contar quando as rosas começam a desabrochar...




Aliás, uma coisa que eu acho que não foi explicada no anime, é que as rosas não são plantadas em lugar algum nas cidades em Underworld. Elas são vistas como plantas sagradas que são proibidas de serem plantadas até mesmo pelos nobres, e para ver uma alguém teria que ir até o lugar onde elas desabrocham em montanhas distantes e afins (acho que isso é explicado lá no arco da academia, quando o Kirito está plantando as flores dele). No caso da espada do Eugeo, que é formada por uma rosa e por gelo, há uma história por trás dela, que a semente da rosa caiu no gelo e desabrochou ali, e a rosa se tornou amiga do gelo, e quando ela morreu, ela e o gelo se tornaram um só, e por fim foram usados para fazer a espada que o Eugeo usa agora.

Outra coisa que está sendo muito bem feita nessa temporada é a direção de som, e esse episódio não decepcionou nisso. Mesmo enquanto os personagens estão falando e com a trilha sonora no fundo, ainda têm os efeitos de som do gelo estalando ao redor deles.

Isso sem contar a atuação dos seiyuus. O ator que dá voz ao Eugeo vem fazendo um excelente trabalho, e o do Bercouli também não desapontou. Eu amo como, na cena em que eles estão congelando, as vozes deles vão enfraquecendo, e fica para a imaginação se é porque a Vida deles está sendo absorvida pelas rosas ou se é pelo frio ou, no caso do Eugeo, se é por causa de todo o peso emocional envolvido na cena.

E aí chega o maior filho da puta desse arco.


BEGONE, THOT!


Que ódio! Mesmo sabendo que esse momento ia chegar, eu realmente não queria ver o Chudelkin aqui. Ele é realmente um dos personagens mais desprezíveis de SAO, e nem é só pela aparência dele. Sério, além de transformar o Bercouli em uma estátua e capturar o Eugeo, esse sacana ainda vai fazer muita filha da putisse nos próximos episódios. Me dá raiva só de pensar em ver tudo aquilo sendo animado.

Aí então nós voltamos para o Kirito e a Alice, ainda do lado de fora da torre. É aqui que deveria ocorrer o monólogo do Kirito sobre ter dificuldade de fazer amigos e estar orgulhoso de si mesmo de ter o Eugeo como amigo e aprendiz, mas como eu já disse, isso foi cortado. Big rip.

As interações do Kirito com a Alice nessa fase são bem engraçadas, porque a Alice ainda está meio relutante com ele. Ela ameaçando puxar a espada quando ele riu do barulho do estômago dela foi altos níveis de Tsundere, pff. E ela fingindo que ia comer os pães sozinha então? Coitado do Kirito lol.

Então o Kirito menciona a Selka, a irmãzinha da Alice, o que deixa ela um pouco perturbada. O episódio acaba com ela pedindo que Kirito conte tudo. Com isso, estamos mais ou menos na metade do volume 13.

No entanto, semana que vem teremos um episódio de recaptulação, 18.5, e o episódio 19 só vai ao ar dia 23. Big rip de novo T_T

Comentários