Anime Review: Sword Art Online: Alicization - Episódio 20 - Síntese
E as coisas ficam cada vez piores.
Lembro de que quando essa temporada estava prestes a lançar, todos os leitores das novels estavam ansiosos e animados, falando de como esse seria o melhor arco de SAO. Àquela época eu havia lido só parte do volume 9, o primeiro de Alicization, porque acabei ficando com preguiça. Mas me lembro de estar animada também. Sempre gostei de SAO e eu tinha lido algumas coisas interessantes sobre esse arco, então eu mal podia esperar. E é claro, depois dos dois primeiros episódios, eu li o resto das novels o mais rápido que pude.
Agora, entrando na reta final, só vejo os leitores das novels cada vez mais angustiados, porque o que vem a seguir é só sofrimento. Especialmente para os fãs do Eugeo ;;
O episódio começa com o fim da escalada do Kirito e da Alice. Quando eles cairam da torre, eles eram inimigos e a Alice estava pronta para matar o Kirito. Agora, de alguma forma, eles se tornaram aliados. Isso se reflete de forma irônica no paralelo reverso entre o Kirito e o Eugeo, que eram aliados quando a queda deles da torre ocorreu, e no final do episódio se encontram como inimigos.
Mas vamos por partes. Alice e Kirito encontram a sala onde Eugeo e Bercouli lutaram, ainda completamente congelada, e o Bercouli transformado em estátua. Há um momento bem emocional aqui quando a Alice encontra o Bercouli naquele estado; já havia ficado implícito antes, ouvido ela chamá-lo de tio, mas ela realmente o respeita e admira, e tenho certeza de que teve ter sido horrível para ela encontrá-lo desse jeito. Mas essa não vai ser a última coisa horrível que ela e o Kirito vão ver nesse episódio.
A cena do Kirito pegando a Espada Blue Rose já estava no trailer desse episódio, e eu vi muita gente animada para ver ele usando o Dual Blades. Pobres crianças do verão. Mal eles sabem que isso vai acontecer, sim, mas da pior forma possível e eles vão desejar que nunca tivesse acontecido.
É engraçado como o Kirito diz isso, e por engraçado eu quero dizer "muito zueiro você, mocinho, conta outra piada agora." Mas para entender o motivo de ele recusar a possibilidade de lutar com duas espadas, é preciso entender que nas novels, o Kirito não quer ser um herói. Ele menciona isso antes, no monólogo que eles cortaram que eu reclamei anteriormente (e que ainda estou chateada de ter sido cortado, mas enfim), que uma das razões a princípio que ele cogita para ter se dado bem com o Eugeo é que, nesse mundo, ele não é Kirito, o Herói que derrotou o Heathcliff e libertou todos do jogo da morte que era Sword Art Online. Aqui ele é apenas Kirito, um cara comum, sem todo o peso e responsabilidade que vem quando as pessoas o veem e admiram como um herói. Ele ressalta que ele tem um certo receio e até quase que repugnância de ser tratado desse jeito, e é por isso que ele está satisfeito em começar do zero nesse mundo. E por isso ele está relutante com a ideia de lutar com duas espadas, que lhe trazem lembranças de quando ele lutou em SAO como um dos melhores jogadores e aquele que salvou todos.
Ler as novels realmente dá uma outra perspectiva quanto a quem o Kirito realmente é como pessoa. Vejo muita gente fazendo piadas por causa do quão "OP" ele é, mas o Kirito das novels é só um garoto que passou por muita coisa ruim e que quer deixar a imagem de herói para trás, porque ele realmente não se vê como um. Isso é importante de se entender, porque é uma grande parte do porque ele acaba no estado em que ele está a partir do volume 15 das novels - que só vai ser adaptado na próxima temporada.
Mas enfim, seguindo em frente se não eu posso passar o resto da semana aqui falando sobre o Kirito das novels.
Lembra quando eu falei que ainda tinha muita coisa horrível pela frente? Os senadores são uma das piores partes. Na última review de SAO eu falei de como a Quinella era perigosa, e esse aqui é um bom exemplo disso. Ela simplesmente não se importa de fazer coisas desumanas como pegar pessoas e transformá-los em quase robôs, sem consciência alguma de si próprios. Ela pode e irá usar tudo e todos para se manter no poder, e ela não tem moral alguma e nem vai hesitar quanto aos metódos que vai usar. E é isso que a torna tão perigosa, e tão terrível. Mas isso que a faz também ser uma das melhores vilãs, se não a melhor, de SAO.
E olha que o anime ainda aliviou um pouco o quão terrível a situação dos senadores é. Nas novels, o Kirito menciona um cheiro horrível permeando o local, e depois, no momento em que mostra eles sendo alimentados, o tubo de alimentação nem sequer chega à boca deles, apenas despeja a meleca do alto e eles tentam aparar com a boca, mas sempre acaba escorrendo e por fim ressecando nos peitos deles, e o Kirito supõe que é daí que vem o cheiro. Essas pessoas não apenas tiveam suas memórias e sua consciência bloqueadas, mas também estão sendo tratadas como menos que animais, sem direito a sequer se lavar ou algo do tipo. É revoltante, e é apenas mais uma coisa horrível na lista de maldades que a Quinella cometeu.
E falando em revoltante, o Chudelkin consegue ser ainda pior aqui no anime do que ele era nas novels, talvez por conta da voz do personagem. Ele é realmente um ser desprezível, e ver ele falando do passado da Alice antes de se tornar cavaleira e como ele gostou de vê-la sofrer com o ritual de síntese foi horrível. Não admira que a Alice tenha enfiado a espada nele, eu teria feito o mesmo.
Mas uma coisa interessante de se notar foi que agora temos uma confirmação da linha do tempo dos POVs do Kirito e do Eugeo. Nas novels era um pouco confuso quanto tempo o ritual de síntese do Eugeo demorou, mas no anime, quando o Kirito olha no globo que o Chudelkin estava espiando, dá para ver o momento em que a Quinella arrasta o Eugeo para a cama, que é exatamente o momento em que ela consegue bloquear as vozes da Alice, Tieze e Kirito da mente dele (aquele momento em que forma o prisma no episódio passado) e faz ele proferir as palavras do ritual - remove core protection. Assim, levando em conta o tempo que o Chudelkin ficou enrolando com a historinha repugnante dele e quando ele fugiu dos dois, dá para se ter uma ideia de que a Quinella não teve muito tempo para sintetizar o Eugeo, no máximo foram uns 10 minutos se muito.
É por isso que a Alice fica surpresa quando eles encontram o Eugeo sintetizado. O ritual dela demorou três dias porque ela se recusou a proferir as palavras necessárias para a síntese ocorrer, mas mesmo um ritual normal, onde a pessoa fala as palavras por conta própria, não seria tão rápido quanto esse. Lembra que apenas alguns minutos atrás o Chudelkin estava espiando enquanto a Quinella ainda estava tentando enganar o Eugeo, antes de ele proferir as palavras?
Isso é porque a síntese dele é, de certa forma, incompleta. De se esperar, já que foi feita às pressas. Mas isso deve ser explicado melhor pela Quinella no próximo episódio (eu espero). De qualquer forma, é por isso que ainda se pode ver um traço de emoção quando ele fala que não quer saber de nada, que para ele já basta. Resquíscios de quem ele era, e especialmente do estado emocional em que ele estava antes de ser sintetizado, ainda estão aí, apenas estão sendo bloqueados pela síntese.
Ver o Kirito perder o controle por breves segundos foi tão triste. Acho que sempre acabo falando disso aqui, mas ele e o Eugeo estiveram sempre juntos durante esses dois anos no Underworld. Kirito o considera seu melhor amigo, então vê-lo desse jeito deve ter sido um baque e tanto. E enfrentá-lo vai ser pior ainda.
Esse episódio conclui o volume 13 da light novel, e a partir do próximo vai iniciar o volume 14, que deve durar até o último episódio essa temporada. E, sinceramente, o volume 14 é um dos que mais tem ação - mais da metade do livro é basicamente a luta final contra a Quinella - então quem esteve reclamando das lutas vai ter um prato cheio nesses últimos episódios. Eu estou tanto ansiosa quanto nervosa. Quero ver as lutas animadas, mas também não quero que chegue o último episódio porque quando ele chegar... Lágrimas irão rolar.
Stay cool.
Pequenas observações desse episódio:
- O movimento que o Kirito e o Eugeo usam no final quando finalmente partem para a luta é literalmente o mesmo - Sonic Leap. É uma mostra de como o Eugeo realmente absorveu os ensinamentos do Kirito, mas também torna tudo bem triste, ver o discípulo usando o movimento que ele aprendeu contra o mestre que o ensinou.
- Muita gente esteve mencionando como as espadas do Kirito e do Eugeo são preta e azul, como as duas espadas que o Kirito tinha na primeira temporada. É um detalhe bem legal, mas ficou triste quando vi gente mencionando que cada espada representava um deles. Vocês não perdem por esperar o significado que isso vai tomar mais para a frente.
- Quem joga Sword Art Online: Memory Defrag com certeza recebeu spoilers do Eugeo sendo sintetizado e se tornando um Cavaleiro da Integridade, já que no jogo já existe uma unidade do Cavaleiro da Integridade Eugeo (mal posso esperar para eles lançarem uma nova ou relançarem a antiga daqui a mais ou menos um mês... melhor eu começar a guardar meus mds lol)
- E falando em SAO:MD, graças ao jogo eu já tinha ouvido algumas das falas que o Eugeo diz no final desse episódio. Embora ouvir no jogo é completamente diferente de como foi assistir no anime.
Comentários
Postar um comentário