Anime Review: Sword Art Online: Alicization - Episódio 19 - O Selo no Olho Direito


Após uma semana sem episódio (nós tivemos um episódio só de reprise, 18.5, antes desse aqui), finalmente voltamos à linha do tempo principal. O episódio começa exatamente onde o episódio 18 terminou, com o Kirito prestes a contar para a Alice sobre o passado dela.




Confesso que eu estava meio impaciente com essa primeira parte do episódio, porque o que eu queria ver mesmo estava na segunda parte, mas vamos por partes.

Uma coisa que não se pode negar é que a animação está incrível (especialmente nos close-ups na Alice e na Quinella... acho que essa semana sem episódio foi só pra ajeitar elas pelo visto lol). Apesar de que esse episódio foi bem mais tranquilo, sem cenas de ação, então é mais fácil entregar uma animação mais simples mas bonita. E de fato, tivemos umas cenas muito bem desenhadas nesse episódio (a Quinella parece que colocaram todos os desenhistas desse anime pra trabalhar só nela, de tantos detalhes que ela tem lol). As cenas da Alice e da Selka sob um céu estrelado, apesar de simples à primeira vista, foram simplesmente lindas. E colocar ambas as cenas uma seguida da outra, como que para dizer que ambas estão olhando para o mesmo céu embora em lugares diferentes, dá um toque bem emocional à cena.





A Alice não era uma personagem que eu gostasse quando eu estava lendo as novels, pelo menos quando ela reapareceu (me lembrou muito a Saber de Fate, e essa é uma personagem que me faz rolar os olhos de tédio), mas é impossível não sentir pena por ela. Quando ela ouve que, tecnicamente, ela "roubou" o corpo da Alice, ela é honrada o suficiente para dizer que vai retormar a Alice original ao seu corpo, mesmo sabendo que ela mesma desapareceria caso isso acontecesse (o mesmo dilema que aconteceu com a irmã do Sakuta nos episódios finais de Seishun Butan Yarou wa Bunny Girl Senpai no Yume wo Minai). O Kirito prometendo que ele a levaria a Rulid para ver a Selka antes de ela ter sua personalidade original retornada, é meio trágico, levando em consideração os acontecimentos do volume 15 (mas isso é discussão para quando o volume 15 for adaptado, provavelmente na próxima temporada).

Aliás, o Kirito argumentando que só os Cavaleiros da Integridade nunca conseguiriam lutar contra as forças do Dark Territory sozinhos, apesar de correto, é meio ingênuo. A Quinella/Administrator nunca iria estar despreparada para a invasão, apesar de sim, ela temer o poder de um exército. Mas ele tem razão quando diz que o medo da Quinella em ter um exército foi uma desvantagem para os humanos; se ela não tivesse o plano B dela (que é quase tão terrível quanto eles serem de fato invadidos pela forças do Dark Territory), eles estariam ferrados.

Só quando eu vi o jeito que o Kirito reagiu ao Selo do Olho Direito da Alice ativando foi que eu percebi que ele nunca tinha visto aquilo antes. Ele sabia da existência do Selo, porque o Eugeo havia contado a ele (enquanto eles estavam presos antes da Alice ir buscar eles na Academia), mas ele não havia visto o Selo, já que quando ele chegou no quarto do Raios e do Humbert no episódio 10 o Eugeo já havia conseguido se livrar do Selo. É por isso que ele ficou confuso a princípio quando a Alice começou a sentir dor.

Aliás, um pequeno monólogo do Kirito que foi cortado aqui foi sobre o fato do aviso, System Alert, estar em inglês. Afinal, no Underworld eles falam japonês, que eles chamam de "língua comum", e o inglês é chamado de "língua sagrada"; mesmo as pessoas que sabem os encantamentos chamados de Sacred Arts não entendem o que as palavras querem dizer. Por isso, o Kirito chega à conclusão de que quem quer que tenha posto o Selo nas pessoas desse mundo não foi a Administrator/Quinella, mas um humano de fora, provavelmente alguém trabalhando para a Rath. Aí você se pergunta, mas para quê eles colocariam um comando que iria só atrapalhar o objetivo deles? (Afinal, eles querem AIs similares a humanos, e o Selo que força os AIs a obedecer todas as regras e leis vai de encontro ao que eles querem, que seria mandar os AIs para lutarem em guerras, ou seja, matar, e o Selo iria impedi-los disso). Pois é, isso significa que tem um espião infiltrado na Rath trabalhando contra eles. Guardem essa informação porque lá pela próxima temporada isso vai ser importante.

De qualquer forma, a cena da Alice se revoltando contra a Administrator e contra os "deuses" que criaram esse mundo, foi muito bem feita. Dava para ouvir claramente a raiva na voz dela (parabéns para a Kayano Ai, a seiyuu que dá voz a ela). É fácil de entendr e simpatizar com ela, afinal, por anos ela esteve lutando pela Igreja como uma Cavaleira da Integridade, e agora ela descobre que tudo pelo que ela estev lutando era uma mentira e as pessoas acima dela (Administrator/Quinella e os "deuses") nunca confiaram nela e só a trataram como um fantoche, como ela mesma disse.

A maior tragédia desse episódio é ter a Alice "abrindo" os olhos dela, se livrando do Selo, e o Eugeo "fechando" os dele, deixando-se manipular pela Quinella.




Eu disse que estava mais ansiosa para essa parte do episódio, mas para falar a verdade, quando ele chegou, eu quis desligar meu computador e fingir que essa parte nunca existiu. Ser fã do Eugeo é só sofrimento *música triste de fundo*.

Desde por volta do episódio 11 ou algo assim, a gente esteve ouvindo falar sobre a Quinella e as coisas horríveis que ela já fez. Só isso já deveria ser o suficiente para saber o quão perigosa ela é. E vendo como ela manipulou o Eugeo nesse episódio, ela realmente faz juz à sua má reputação. Desde sugerir que ele mataria sua própria família a fazê-lo acreditar que ninguém nunca o amou, ela realmente fez de tudo para quebrar o pobrezinho.

Aliás, a parte em que ela fala que ele matou seu pai e seus irmãos ficou um pouco confusa no anime (na verdade, essa parte inteira deve ter ficado confusa para quem só assiste ao anime justamente por terem cortado um bocado de monólogos do Eugeo mas enfim), mas o sentido geral é o seguinte: a família dele é composta de fazendeiros pobres, e eles esperavam que a Missão Sagrada que ele recebesse fosse ser fazendeiro para ajudar eles, mas ao invés disso ele recebeu a Missão de cortar a tal da Árvore Demoníaca, e toda a família dele ficou desapontada, até mesmo a mãe dele; e isso sendo que o salário que ele recebia ia todo para a família dele, ele não ficava com nada. Aí quando ele e o Kirito terminaram de cortar a Árvore, a família dele pensou que ele iria finalmente se tornar um fazendeiro e ajudar eles, mas não, ao invés disso ele escolheu ser um cavaleiro para poder ir salvar a Alice. Ainda assim, ele planejava, assim que ele se tornasse um Cavaleiro da Integridade, mandar o salário que ele receberia para a família dele e deixá-los orgulhosos (embora a gente saiba que isso nunca aconteceria mesmo se ele se tornasse um Cavaleiro, já que as memórias deles são apagadas e ele não se lembraria de ter uma família). Mas aí aconteceu toda aquela treta no episódio 10 e ele se tornou um criminoso, o que fez todos esses sonhos irem por água a baixo. Então ele ter matado o pai e os irmãos é meio que uma metáfora para tudo isso, porque ele nunca seria capaz de ajudar eles agora como ele planejava.

E quanto a ele sentir que não é amado, eu já vi gente dizendo que isso foi uma surpresa para quem leu as novels também, já que aparentemente essa parte chega do nada quando a Quinella começa a manipular ele. Mas havia detalhes anteriormente que mostravam o complexo de inferioridade dele, especialmente em relação ao Kirito (o que é engraçado, porque o Kirito também tem um complexo de inferioridade em relação a ele, e menciona várias vezes como o Eugeo um dia se tornaria um espadachim muito melhor do que ele). Foram pequenos detalhes que foram cortados do anime, mas que eram importantes para a costrução do personagem do Eugeo. Poxa, a família dele nunca sequer foi mencionada no anime até então, tanto que eu já vi gente perguntando se ele era orfão, e nas novels eles tinham ao menos sido mencionados anteriormente.

Mas não há muito o que fazer agora, a cena já foi animada e só nos resta chorar. Que aliás, foi o que eu fiz durante os momentos finais desse episódio, especialmente quando começou a tocar aquela música (Niji no Kanata ni (Além do Arco-Íris), da Reona, a mesma moça que canta forget-me-not que é o tema de encerramento, para quem quiser saber). Uma coisa que foi adicionada ao anime que não tinha na novel foi o Kirito chamando pelo Eugeo junto das meninas antes de ser bloqueado como elas (que eu tenho certeza que só foi adicionado para eles poderem fazer o bloqueio ter o formato prismático do... negócio lá... que eu esqueci o nome lol... que o Eldrich, e todos os Cavaleiros, tem na testa e que é usado pela Quinella para mantê-los sob controle).




Eugeo é meu personagem favorito desse arco, e provavelmente de Sword Art Online como um todo, então foi bem difícil assistir essa cena, sabendo o que o aguarda nos próximos episódios. Mas não adianta sofrer por antecipação, porque a tragédia só está começando :')

P.S.: Prestem bastante atenção nos detalhes no quarto da Quinella, como a arma na parede e os desenhos no teto, porque ambos serão importantes mais para a frente.

Comentários