Temporada de Inverno - 2019

Olá! Sou Arícia, e decidi começar este blogue para falar sobre animes, mangás e games que eu gosto.

Quero começar falando um pouco dos animes que estou acompanhando nesta temporada.

Eu sempre pensei que a temporada de inverno não tivessem muitos animes legais. Uma vez ou outra algo se destaca, como ano passado que teve Darling in the Franxx, ou no ano anterior que teve o retorno de Ao no Exorcist. Essse ano, no entanto, essa temporada tem até bastante anime com a hype lá em cima. Yakusoku no Neverland, Tate no Yuusha, Dororo, Mob Psycho 100, Kakegurui, Sword Art Online... Entre outros. Quem gosta de isekai, suspense, drama e ação, tem bastante anime pra esses gostos.


Teve uma época em que eu assista mais de dez animes por temporada (lol). Agora que já assisti o suficiente para ficar saturada das mesmas fórmulas, é meio difícil achar algo que preste. Mas alguns conseguiram chamar minha atenção (mesmo que alguns deles tenham as fórmulas de sempre), e são esses que eu estou acompanhando agora.

  • Tate no Yuusha no Nariagari

Esse aqui gerou uma polêmica enorme, especialmente com os gringos, por causa da falsa acusação de estupro que acontece no primeiro episódio. Não quero falar muito dessa parte, principalmente por já estar cansada desse drama todo, então vou me limitar a dizer que, como mulher, nada disso me importa. O mundo de Tate no Yuusha é completamente diferente do nosso, com regras e culturas diferentes, e uma acusação de estupro lá é recebida de forma astronomicamente diferente de uma acusação aqui. Não tem o que discutir. Essa polêmica toda é estúpida e ponto.

Quanto à história, bem, a princípio é o seu típico isekai: rapaz aleatório é transportado para um mundo de fantasia que convenientemente tem um sistema como de um jogo de MMORPG. Eu não costumo assistir animes isekai, então não conheço muito os clichês que geralmente acompanham esse gênero, mas no geral eu gostei de como tudo foi excecutado. 

Na história, Naofumi é transportado para um mundo de fantasia onde ele é o Herói do Escudo, e junto com outros três Heróis (o da Lança, da Espada (que coincidentemente tem uma atitude similar à do Kirito de SAO, e o seiyuu é até o mesmo do Kirito lol) e do Arco) tem que lutar contra "Ondas", invasões de monstros que aparecem através de portais. No início tudo são flores, os Heróis são tratados como... bem, como Heróis (lol). Embora seja perceptível que algumas pessoas não gostam do Herói do Escudo. Os Heróis tem que formar equipes para "upar" seus níveis e de seus equipamentos (lembra que o sistema é parecido com o de um jogo? Pois é lol), e a princípio ninguém quer formar equipe com o Naofumi. Por fim uma garota, a Main, se oferece pra fazer parte da equipe dele, e ele fica todo animado... até que ela trai ele e o acusa de ter estuprado ela.

Lembra quando eu disse que as coisas naquele mundo funcionam diferente do nosso? No mundo de Tate no Yuusha, uma acusação de estupro é levada a sério. Todo mundo acredita na Main, e por isso o Naofumi é tratado como um lixo. O rei permite que ele continue vivo porque, como Herói, ele ainda tem que lutar contra as Ondas, e ele não pode voltar para o mundo dele enquanto os Heróis não derrotarem todas as Ondas. Ele fica muito puto com isso, e com razão. Porque ele teria que ajudar essas pessoas que sequer acreditam nele e tratam ele como um bosta?

Acho que foi essa parte que me fez gostar da história. Eu tenho uma coisa por personagens sofredores (lol). Tadinho do Naofumi pff... Depois de assistir ao primeiro episódio, eu corri pra ler todo o mangá, e posso dizer que gosto bastante do que acontece a seguir. Não vou dar spoilers por enquanto (talvez no futuro eu comece a falar um pouco dos capítulos do mangá enquanto são lançados mensalmente), mas posso dizer que estou ansiosa para ver minhas partes favoritas do mangá serem animadas.

  • Yakusoku no Neverland


Hooo boy... Esse aqui é uma aventura pra quem gosta de plot twist. Uma amiga minha já tinha me falado sobre, mas eu fiquei com preguiça de ler o mangá... Até assistir ao anime. Então li todo o mangá em um só dia (lol).

Yakusoku no Neverland fala de um grupo de crianças que vivem em um orfanato, Grace Fields House, até serem adotadas. Tudo parece perfeito, até os personagens principais descobrirem um segredo sombrio por trás de tudo.

Já vou soltando o spoiler aqui, até porque isso a gente descobre logo no primeiro episódio, mas o orfanato inteiro é uma fachada para criar as crianças como alimento para demônios. Os personagens principais, Emma, Norman e, mais tarde, Ray, têm que bolar um plano para escapar do orfanato antes de serem mandados para o abate.

Para quem gosta de suspense, terror e drama (e muitos, MUITOS plot twists lol), esse anime é perfeito. Não estou brincando quanto aos plot twists, no final do primeiro arco era um maior que o outro a cada capítulo, não dava tempo nem de pensar direito. Gosto muito desse estilo de história em que os personagens estão presos, ou ameaçados por monstros, e tem que escapar ou lutar (oi, Shingeki no Kyojin e Owari no Seraph, dois dos meus favoritos lol), e Neverland consegue fazer isso de uma forma original e diferenciada. Os personagens principais são carismáticos e impossíveis de amar. A Emma é adorável, e eu amo como ela é tão inteligente e capaz quanto Norman e Ray; petição por mais personagens femininos assim! Norman é um doce, e Ray é o típico quietão legal que sempre acaba sendo meu favorito (lol).

O anime está meio que espremendo alguns capítulos do mangá juntos em um único episódio, provavelmente para conseguir chegar ao final do primeiro arco ainda nessa temporada (eu acredito que o arco acabe lá por volta do capítulo 45 ou 50). Sinceramente, se eles forem mesmo fazer isso, prevejo muitos ataques cardíacos nos últimos episódios, porque aqueles plot twists... Só um coração de ferro para aguentar (lol).


  • Kaguya-sama wa Kokurasetai: Tensai-tachi no Renai Zunousen

[Voz de narrador épica] "O amor é uma guerra! Quem se confessa primeiro perde! Uma batalha épica entre dois gênios para fazer o outro se confessar primeiro, a batalha do amor começa!"

E é, basicamente, isso. lol. Sério, esse anime é hilário, uma mistura de comédia com romance. Já vi gente chamando esse aqui de Death Note do romance, e é mais ou menos isso, pff.

Nesse anime, o presidente do conselho estudantil Miyuki Shirogane, e a vice-presidente, Kaguya Shinomiya, estão em uma batalha secreta para ver quem se confessa primeiro para o outro. Eles são vistos pelos outros estudantes como aqueles que formariam um casal perfeito. Após alguns meses juntos, eles começaram a desenvolver sentimentos um pelo outro, mas infelizmente eles são orgulhosos demais para se confessarem, então ficam inventando maneiras de tentar fazer o outro se confessar.

Cada episódio é hilário, as situações em que esses dois se metem para tentar ganhar um do outro são cada uma que só vendo (lol). Os outros personagens além da Kaguya e do Shirogane também são muito engraçados, como a secretária do conselho Chika Fujiwara, que é o Caos em pessoa e está sempre atrapalhando os planos da Kaguya e do Shirogane. Recomendo bastante esse anime pra quem quer algo pra rir bastante.

  • Doukyonin wa Hiza, Tokidoki, Atama no Ue.

Não tem hype nenhuma por esse anime, mas eu vou defender ele. Doukyonin é o tipo de anime slice-of-life bem calmo, excelente pra quem quer só relaxar assistindo algo tranquilo, sem muita treta.

Em Doukyonin, os personagens principais são o escritor Subaru Mikazuki e a gata Haru. Subaru é um cara tímido e meio anti-social que gosta de ficar sozinho lendo livros ou escrevendo. Um dia ele traz para casa a gata de rua Haru. A maior parte do anime se trata de Subaru e Haru aprendendo a conviver um com o outro, e Subaru aos poucos saindo de sua bolha e interagindo com outras pessoas.

Como alguém apaixonada por gatos, esse anime me conquistou na hora. A história é bem simples, mas foi impossível para mim não se apaixonar por ela. Retrata bem como é cuidar de um gato, ainda mais para quem não tem experiência com isso como o Subaru. E sempre há uma arte dos episódios reservada para o ponto de vista da Haru, que como uma gata de rua não teve boas experiências com humanos. É engraçado e fofo ver ela interagir com o Subaru, ainda mais alguns episódios mais tarde quando ela passa a agir como se tivesse que proteger ele.

  • BanG Dream! 2nd Season
A primeira temporada de BanG Dream!, também abreviado para Bandori, foi um flop total, tanto que eu nem tinha ouvido falar dela quando ela estreou uns dois anos atrás. No entanto, ano passado o jogo mobile ganhou uma versão global, e como eu já sou viciada em jogos de ritmo com gatchas no meio (olá, Love Live!), é claro que eu baixei o jogo. Depois de jogar por um tempo e ler as histórias no jogo, resolvi assistir o anime, que apesar de ter uma animação meio fraquinha, até que tem uma história interessante.

Essa segunda temporada, sem dúvida, é resultado do sucesso do jogo, que já é tão popular quanto o de Love Live. No entanto, uma coisa que eu reparei é que essa temporada é mais para os fãs do jogo do que para quem só assistiu ao anime. As outras quatro bandas são introduzidas sem explicação, e a pessoa pode ficar se perguntando de onde elas surgiram. Isso sem contar que os episódios são todos animados em CG.

Dito isso, eu até que estou gostado dessa temporada (embora talvez seja porque eu joguei o jogo...? Alguém que não tenha jogado e esteja assistindo, diga o que você está achando lol). Começando pelo CG, digo logo que não me incomoda tanto. Podia ter sido pior, já ouvi histórias de animes completamente em CG que ficam horríveis. Mas eu já estava mais aberta à ideia depois de ter visto Seikaisuru Kado ano retrasado (o CG de Kado é incrível, se for melhorado pode significar uma nova era para os animes). Até quem não gosta de CG pode se acostumar com esse aqui.

A história em si parece ser mais slice-of-life do que focada em um objetivo como foi a primeira temporada, focada na formação da Poppin' Party. Cada banda está tendo um episódio para si, creio que para apresentá-las ao público que assiste apenas o anime (falta apenas o episódio da Afterglow agora, que será exibido ainda essa semana). Uma coisa interessante é o foco sutil que estão dando nas personagens novas que formarão a nova banda Raise A Suilen. Creio que até o final da temporada teremos a formação da RAS no anime, e na terceira temporada (já confirmada) provavelmente haverá um foco maior nelas.

  • Gotoubun no Hanayome
Aah, animes de harém slice-of-life... Porque eu ainda assisto vocês mesmo não gostando desse gênero? Eu não faço ideia.

Animes de harém são um saco para mim. Os slice-of-life são ainda piores. Mas de alguma forma eu sempre me encontro assistindo um ou outro todo ano. Gotoubun é o desse ano, aparentemente.

Gotoubun conta a história de Fuutarou Uesugi, um rapaz do ensino médio muito inteligente, mas super pobre, que acaba sendo empregado como o tutor particular das quíntuplas Itsuki, Nino, Miku, Yotsuka e Ichika Nakano. As quíntuplas entretanto odeiam estudar e tem notas horríveis, e resistem a todo custo serem ensinadas pelo Uesugi.

É claro que ao decorrer da história todas vão se apaixonar pelo Uesugi, de uma forma ou de outra. Porque não? Isso é um harém, afinal de contas.

Eu nunca entendi a ideia de torcer para uma das garotas ficar com o cara no final, até porque é sempre meio óbvio quem vai ser a escolhida no final (nesse aqui creio que vá ser a Itsuki, mas não leio o mangá, então vai saber se o autor resolve fugir do padrão e escolher outra lol). Mas o pessoal parece gostar desse tipo de coisa, então esse tipo de anime continua sendo popular.

Tendo dito isso, até que esse aqui é bem divertido. As quíntuplas tem personalidades bem diversas, e é meio que impossível não ter uma favorita (a minha é a Miku até agora, e a de vocês? :P). O Uesugi com o espírito de pobre dele geralmente rende umas cenas bem engraçadas. Não espero muito desse anime, mas creio que vá ser divertido enquanto dure.

  • Dimension High School
... Isso aqui sequer pode ser considerado um anime? Eu sinceramente não tenho ideia. Acho que é meio que uma mistura de dorama com anime CG? Só sei que isso aqui é a coisa mais sem noção que você irá ver hoje.

O verdadeiro Isekai. Literalmente. Dimension High School segue quatro alunos e um professor que são transportados para um outro mundo (por uma pedra falante, eu devo acrescentar), para lutar contra uma esfinge... resolvendo enigmas.

Quando eu digo que esse é um isekai literalmente é porque é. As cenas na escola são com atores reais, e as cenas no mundo paralelo são em animação CG. A animação é bem ruim, e a atuação dos atores também, MAS. É engraçado. Eu não estou brincando, isso aqui é muito engraçado.

Não sei se é a falta de sentido em isso tudo, ou se é o fato de que a história quer ser levada a sério quando não é... Mas tudo acaba sendo bem engraçado, especialmente as reações dos personagens quando eles vão para o outro mundo. Os episódios tem a duração de um anime normal, com uns 24 minutos cada, e tem abertura e encerramento também. Eu... não recomendaria isso aqui para ninguém, mas se vocês tiverem curiosidade, fiquem à vontade para assistir e ficar tipo WTF a cada episódio (lol).

Continuações da Temporada Passada

E então temos os animes que estrearam na temporada passada e ainda estão continuando. De tantos eu só estive acompanhando dois:

  • Sword Art Online: Alicization
Ah, cara. Sabe quando os leitores da light novel estavam dizendo que essa seria a Melhor temporada de SAO? Pois é, eles não mentiram.

O arco de Alicization tem por volta de 10 volumes das light novels, se eu não me engano. Eu tinha lido as novels até o volume 8, mas parei no início do 9, quando Alicization inicia, porque o começo é bem puxado, com muita exposição mesmo. Mas ver tudo no anime se tornou bem mais fácil e digerir e, ah cara, esse arco é incrível e eu não creio que eu estive perdendo isso esse tempo todo.

(É claro que depois de alguns episódios eu resolvi terminar de ler as novels, e agora eu sofro a todo episódio porque estamos nos aproximando da parte mais tensa, mas isso é conversa pra outra postagem.)

Em Alicization, como eu creio que alguns de vocês já saibam, Kirito esteve testando um projeto ultra-secreto para o governo japonês, que tem a intenção de criar Inteligências Artificiais extremamente similares a humanos, através das cópias das almas de humanos, que eles chamam de Fluctlights. Muita coisa acontece, e como de costume o Kirito acaba preso nesse mundo virtual onde eles estiveram criando os Fluctlights Artificiais. E como sempre, ele tem que arrumar um jeito de voltar para o mundo real, que nesse caso seria se infiltrar na Igreja Axiom como um Cavaleiro da Integridade... O que não dá certo, é claro, e nessa parte da temporada ele e o Eugeo (meu novo filho s2) são presos e têm que fugir e então lutar contra os Cavaleiros para chegar ao topo da torre central e enfrentar a Administrator, a pessoa que manda em tudo ali.

Apenas mais um dia normal na vida do Kirito (lol).

Essa parte do arco tem muita luta, muita mesmo (eu acho que, salvo o último episódio, todos os três anteriores foram só batalhas contra Cavaleiros). E a animação está linda, ainda mais na hora das batalhas. Sério, aquela animação da arma da Alice se desfazendo em flores douradas foi a coisa mais linda que eu já vi. Esse último episódio teve uma luta pequena, mas foi mais tranquilo comparado aos outros. Os próximos, no entanto, vão ser mais intensos (no próximo o Eugeo vai ter uma das melhores lutas dessa temporada), e eu mal posso esperar!

  • Fairy Tail - Final Season
Aah, Fairy Tail... Você já foi divertido um dia. Mas aí o Hiro se cansou dessa história e tudo desandou. *música triste de fundo*

O último arco de Fairy Tail foi uma bagunça no mangá, e confesso que eu não estava nem um pouco animada para vê-lo no anime. No entanto, aqui estamos, e por razões de nostalgia eu continuo assistindo isso.

Nesse arco, Zeref e o Império de Alvarez invadem Fiore para atacar a Fairy Tail e capturar o corpo da Mavis, que contém uma magia poderosa, a Lumen Histoire. E tudo isso enquanto o Acnologia planeja destruir tudo.

Apenas mais um dia na vida dos membros da Fairy Tail.

Admito que tem algumas lutas bacaninhas nesse arco (hnnn a luta do Zeref com o Natsu no último episódio ToT), mas a animação de Fairy Tail decaiu bastante recentemente, ao ponto de que muitas cenas nos episódios são estáticas. Mas pra quem ainda tem um carinho pela história e pelos personagens, nada disso vai importar muito. Literalmente todos os personagens do mangá vão aparecer nesse arco, mais cedo ou mais tarde.

E pra mim, cujo personagem favorito era o Zeref, até o Hiro decidir picotar ele e fazer ele querer destruir tudo (saudades do Zeref do arco de Tenroujima, que só chorava e pedia pra morrer)... só me resta sentar e chorar.



E é isso, por enquanto. Ainda pretendo fazer reviews semanais dos episódios desses animes, se possível, e também falar um pouco sobre mangás e jogos (embora eu jogue na maioria jogos mobile, mas né lol). Fiquem ligados, e vejo vocês por aí ;)

Comentários