Anime Review: Yakusoku no Neverland - Episódio 5


Aliado ou inimigo...?

Eu já falei antes que Neverland é o tipo de história que tem tanto plot twist que às vezes eu nem consigo acompanhar direito. Mais para frente, provavelmente nos últimos episódios, vai ser uma verdadeira montanha russa disso, e esse episódio é só uma amostra de quão rápido as coisas mudam aqui.

O episódio começa exatamente onde o último acabou, com o Norman acusando o Ray de ser o espião da Mama. Lembro que, quando eu li isso no mangá, eu comecei a rir de histeria; nah, o Ray nunca faria isso, não é? Não é?




Faria.

O interessante dessa situação, e que é esclarecido na conversa que se segue com o Norman, é que o Ray não se tornou um espião por maldade, simplesmente por querer sair por cima e trair eles. Ray já havia descoberto a verdade sobre a Casa há bastante tempo, e esteve espionando para a Mama desde então, ao mesmo tempo em que planejava a fuga para salvar a Emma e o Norman. Em resumo, ele só queria proteger seus amigos, e se tornar um espião foi a única forma que ele encontrou de fazer isso.

Essa conversa revela bastante sobre a personalidade do Ray. Ele é o tipo de pessoa que não tem medo de sujar as mãos para conseguir o que quer, nesse caso, salvar Emma e Norman. Mesmo que ele tivesse que sacrificar as outras crianças da Casa, como fica implícito que ele fez com os testes para destruir o rastreador, e como ele mesmo fala quando pede ao Norman para enganar a Emma e deixar as outras crianças para trás. Ele não se importa, contanto que Norman e Emma estejam a salvo.

E aliás, a Emma é outra personagem que é incrível. Ela compreende que o Ray fez o que fez para ajudá-los, e não o culpa por isso.




Embora isso não a impeça de fazer essa cara assustadora lol.

Uma coisa que a Emma aponta aqui, é que o Ray esteve agindo sozinho esse tempo todo. Por anos ele soube da verdade por trás de tudo, e teve que assistir outras crianças serem levadas sabendo o que aconteceria com elas, sem poder fazer nada para não colocar em risco o plano de fugir com Emma e Norman. Para uma criança tão jovem, deve ter sido perturbado, e o Ray deve ter uma mente muito forte para ter conseguido aguentar por tanto tempo.

Seguindo em frente, temos uma cena da Emma e da Gilda explicando que tem uma sala secreta na casa, e o Ray sugere que deve ser por onde a Mama envia relatórios para a base. Isso gera uma discussão porque o Don quer entrar nessa sala para descobrir mais pistas, mas Ray tenta convencê-lo de que não seria prudente, por ser muito perigoso. É claro que isso não impede Don e Gilda de tentarem mesmo assim. E obviamente o episódio acaba com a porta abrindo enquanto eles estão tentando entrar na sala.

Essa parte vai ser importante mais para frente, quando for mostrar que foi idiotice da Emma e do Norman mentirem para os dois. Não me lembro exatamente quem pega o Don e a Gilda nessa parte da história, mas no próximo episódio vai ter uma bela de uma discussão entre as cinco crianças sobre a verdade sobre a Casa.

Comentários