Anime Review: Sword Art Online: Alicization - Episódio 23 - Administrator


"Essa nem é minha forma final!" Quinella, provavelmente.


Apesar de metade desse episódio ser só de conversa, surpreendentemente ele passou rápido demais para mim, especialmente considerando-se que a abertura foi cortada e jogada para o final no lugar do encerramento, dando mais tempo para continuar o plot.

A essa altura, creio que todo mundo já tenha entendido o quão cruel a Quinella é. Nesse ponto, ela já deixou de ser sequer humana, em todos os sentidos da palavra. Entretanto, nesse episódio ela nos desafia novamente, mostrando que consegue ser ainda pior. Sim, cada arma que compõe o Titã das Espadas foi feita a partir de seres humanos que tinham ligações afetivas com os Cavaleiros da Integridade. Mães, amantes, família e amigos, foram transformados nessa criatura monstruosa, tudo para lutar contra os invasores do Dark Territory.

Isso poderia ter sido evitado treinando um exército para esse propósito. Afinal, na própria Academia que Eugeo e Kirito frequentaram vimos espadachins espetaculares. Certamente eles seriam fortes soldados lutando contra os invasores do Dark Territory, certo? No entanto, eles não teriam obediência cega à Quinella, e isso era algo que ela não poderia admitir. O que ela mais temia era ter alguém mais poderoso que ela própria.

Por conta disso, chegamos a esse ponto. Mas essa tragédia está longe de terminar.

Ouvi muita gente reclamando que o sacrifício da Cardinal foi inútil. Ela ofereceu a vida dela em troca de que Quinella deixasse o trio escapar ileso, e no entanto a Quinella acabou atacando eles do mesmo jeito. Do meu ponto de vista, creio que a Quinella tenha considerado o acordo quebrado a partir do momento que ela viu que eles continuariam a lutar - afinal, ela não ia ficar ali parada deixando eles darem porrada nela, não é?

Mas concordo que o momento todo acabou parecendo besta. O Eugeo podia ter tido a ideia de se transformar em uma espada antes da Cardinal se sacrificar, assim eles lutariam de boas contra o Titã das Espadas com a Cardinal dando suporte e curando eles, e depois eles podiam dar cabo da Quinella facilmente.

Entretanto, nem tudo na vida acontece tão fácil assim. Embora eu esteja triste ainda com o que aconteceu nesse episódio, entendo porque isso teve que acontecer porque o Kawahara queria destroçar nossos corações.

O sacrifício do Eugeo doeu tanto aqui no anime quanto quando eu li a light novel. Ele se tornou meu personagem favorito desde que esse arco começou, e ter que assistir ele se destruir tentando derrotar a Quinella foi angustiante.




Embora eu tenha que admitir, aquela espada branca ficou linda, melhor do que eu imaginei quando li a novel. E... creio que agora eu já possa falar a curiosidade que eu reparei na opening, um dos maiores foreshadows dessa opening: quando ela canta a parte de "Eu irei me unir a você", a opening mostra o Eugeo se sobrepondo à espada. Eu quase chorei quando li a letra dessa música.




Entretanto, ter a espada congelando o sangue dele depois foi meio ridículo, e algo que não acontece na novel, não sei porque colocaram isso aqui. Não faz muito sentido, na real, e muda uma cena que ocorre mais para frente, que vai se passar no próximo episódio. Mas enfim, não tem muito o que se fazer agora.




O Kirito perdendo todas as forças ao ver o estado do Eugeo foi de partir o coração. Eu já repeti milhões de vezes aqui o quão importante eles são um para o outro, então acho que nem é preciso falar novamente. Apenas digo que a expressão de desespero dele me representa totalmente, foi bem assim que eu fiquei quando li essa parte na novel.

E então tem a Alice tentando proteger ele. Aqui ficou meio bobo ela simplesmente desmaiar depois de tentar protegê-lo, porque eles cortaram um pedaço da light novel: quando ela tenta impedir a Quinella de atacar o Eugeo enquanto ele está sendo transformado em uma espada, ela acaba se queimando e ficando bem machucada, que é a razão de ela ficar de fora da luta que se segue. É por isso que há um impacto quando ela simplesmente se joga na frente do Kirito para protegê-lo da Quinella, porque a gente pensava que ela não conseguia mais se mover. Mas esse impacto foi diminuído aqui no anime.

Enfim... Nem sei o que dizer. Quando eu vi esse episódio pela primeira vez, não cheguei a chorar, mas admito que entrei naquele estado apático de "nada mais na vida faz sentido". Esses momentos finais do volume 14 foram cheios de emoções fortes, e o mais emocionante de tudo ainda está por vir, no episódio 24, onde os fanboys chatos finalmente vão ganhar o que eles estiveram pedindo nessa temporada inteira: o Kirito finalmente usando o Dual Blades de novo.

Ah, uma última coisa: ter a voz do Eugeo anunciando o nome do próximo episódio, "Meu Herói", foi uma última pisoteada no meu coração já partido. Eles realmente sabem como machucar os fãs do Eugeo.

Comentários