Anime Review: Sword Art Online: Alicization - Episódio 21 - O 32º Cavaleiro


A luta destinada.

Ao longo dos volumes 10-14 das Light Novels, o Kirito menciona algumas vezes que ele sentia que algum dia as espadas dele e do Eugeo iriam se enfrentar em batalha. Lembro em uma passagem ele mencionar que, como a espada do Eugeo foi a que cortou a Árvore Demoníaca de onde veio a espada do Kirito, ele acreditava que isso significava que ambas as espadas estavam destinadas a se enfrentar. Além disso, ao longo de todo esse arco há breves foreshadows que deixam implícito que um enfrentamento entre eles dois aconteceria no futuro. Afinal, é meio que uma regra implícita da ficção que, quando você tem dois personagens muito similares sendo comparados constantemente, ou quando você tem um mestre e um estudante, algum dia eles irão se enfrentar.

(Ainda assim, é curioso porque na versão da web novel, o Eugeo não se torna um Cavaleiro da Integridade e por consequência não luta contra o Kirito, mas na light novel isso foi adicionado. O Kawahara mencionou em uma entrevista que isso mudou na light novel por pedido do seu editor.)

Por isso, ter os dois lutando nesse episódio é tão frustrante, mas ao mesmo tempo excitante. Frustrante porque temos dois amigos se enfrentado, um deles tendo sofrido lavagem cerebral. Mas excitante porque, depois de tudo o que foi estabelecido entre os dois, essa era uma luta que precisava acontecer, e que muita gente queria ver acontecer.

Mas antes da luta acontecer, tem a abertura... que mudou de novo! Para quem não estava prestando atenção, essa já é a terceira versão dessa abertura. Creio que faz mais sentido, já que mostra a luta contra o Sword Titan e contra a Quinella, que é o que está prestes a acontecer. Já que a partir desse episódio entramos em um novo volume, o 14, nada mais justo que uma abertura nova que condiza com os desenvolvimentos que vão se seguir.


Algumas das mudanças na abertura. Adicionaram o nome do 14º volume, Uniting, também.

Enfim, seguindo em frente. Eu gostei de como a luta dos dois foi animada. Vi algumas pessoas reclamando do Kirito ficar parando pra conversar e falando que podia ter cortado as falas, mas sinceramente eu discordo. As falas eram importantes, porque são as palavras do Kirito que eventualmente conseguem quebrar a lavagem cerebral por tempo suficiente para o Eugeo recobrar a consciência. Mas concordo que podiam ao menos colocar ele falando enquanto se mexe, porque ter os dois parados enquanto um deles fala pode ficar bem sem graça às vezes.

A única coisa dessa luta que eu vou reclamar é que cortaram uma das motivações do Kirito ser aquele que se oferece para lutar contra o Eugeo: ele não quer que o Eugeo e a Alice, dois amigos de infância, se enfrentem desse jeito. Ele sabe que isso deixaria o Eugeo absolutamente destruído se ele soubesse que atacou a Alice com a intenção de matar. Podiam ter adicionado uma curta frase com ele explicando isso no momento em que ele é jogado perto da Alice e ela pergunta se ela deveria lutar no lugar dele. Mas enfim né.

Ah, uma pequena curiosidade sobre essa luta nas novels: enquanto que o Eugeo sintetizado estava lutando para matar, o Kirito estava tentando ao máximo não machucar o Eugeo. No momento em que ele consegue cortar o Eugeo, mesmo que seja um corte superficial, ele fala que ele sentiu como se tivesse cortado a si mesmo. E mais para a frente, quando ele e a Alice chegam no quarto da Quinella e veem o Eugeo todo machucado, o Kirito pergunta, todo preocupado, se aqueles ferimentos foram causados pela luta entre eles. 

Uma mudança que eu gostei foi do Eugeo simplesmente ter congelado os dois e ido embora. Nas novels, essa parte é narrada do ponto de vista dele, e fica claro que nesse momento ele já recobrou a consciência e quer lutar sozinho contra a Quinela. Ele, inclusive, diz aos dois para não seguirem ele.

Mas aqui no anime, essa parte ficou ambígua. Por um lado, isso cria uma tensão nas cenas que se seguem, porque quem acompanha apenas o anime fica sem saber o que o Eugeo está pensando. Isso não é necessariamente algo ruim, mas eu gosto de acompanhar o ponto de vista do Eugeo na novel, ver como ele ficou tenso durante a conversa com o Chudenlkin (que é inclusive um ponto de crescimento do personagem dele, mostrando durante a narração como ele sempre dependia do Kirito para agir em momentos como esse, mas agora que ele está sozinho ele tem que se virar para enganar o palhaço nojento), e ver como ele lutava internamente contra o módulo que a Quinella instalou nele, e que o obrigava a obedecer incondicionalmente as ordens dela.

Aqui a Quinella finalmente explica como ela sintetizou o Eugeo, utilizando um espaço vazio na memória dele - sim, as memórias do Kirito de quando eles eram crianças, que foram bloqueadas dele e de todos que interagiram com o Kirito quando ele foi removido do Underworld. Normalmente a síntese seria feita com ela retirando a memória daquilo que é mais importante para a pessoa, mas como ela se aproveitou desse espaço já vago, acabou sendo uma síntese mal-feita, o que com certeza tornou mais fácil para o Eugeo recobrar a consciência.

A cena em que ele consegue enfim atacar ela ficou maravilhosa. Com certeza os animadores capricharam aqui, quem gosta de animação fluída não tem do que reclamar nessa parte. Como o anime não teve o diálogo interno do Eugeo, eles parecem ter investido pesado na animação para transmitir os sentimentos dele.


Pelo menos 70% da verba do anime foi para animar as cenas da Quinella, certeza.

E, é claro, parecem ter investido bastante também para animar a Quinella pelada. Porque não né.

"Amor não é controle. Não é algo que se ganha como uma recompensa ou em uma transação. É o mesmo que regar flores, você o dá continuamente. Tenho certeza de que isso é o amor." - Linspector, Eugeo.

Brincadeiras à parte, essa é provavelmente uma das minhas frases favoritas dele (a outra está no episódio 24). Um grande equívoco que muita gente comete quando falando sobre o Eugeo é classificar ele como aquele personagem doce e calmo e gentil, que só tem pensamentos puros e nunca faz nada errado. Muito longe disso, nas narrações do Eugeo nas novels dá para ver que, por ser ignorado por sua família e ainda por cima ter perdido a Alice (e o Kirito) quando criança, ele é um pouco possessivo e tem medo de ser abandonado. Ele ter cedido às seduções da Quinella tão fácil não foi coincidência. Eugeo não é um personagem perfeito, e isso é bom, porque torna momentos de crescimento como esse ainda melhor.

É uma pena, entretanto, que isso acontece já quase no final da história... *música triste de fundo olhando para o episódio 24*.

Melhor do que ver o Eugeo aprendendo e crescendo, foi ver o Kirito e a Alice chegando na sala. Acho engraçado que o modo como eles dois entram fala bastante sobre a personalidade deles: o Kirito sobe pelo buraco todo desleixado, enquanto que a Alice calmamente sobe usando a plataforma flutuante, toda elegante.




E o sorriso que o Kirito e o Eugeo trocam é a coisa mais linda desse episódio. Eu sempre acabo falando de novo e de novo, como um disco arranhado, sobre como eles são importantes um para o outro, mas... é porque é um fato. Através desses sorrisos deles é perceptível que, mesmo que eles estejam em uma situação difícil agora, tendo que lutar contra a Quinella e o Chudelkin, eles estão felizes de estarem juntos nessa. Como o Kirito mencionou alguns episódios atrás, quando eles ainda estavam na Academia, eles só conseguiram chegar até aqui porque fizeram essa jornada juntos, então tenho certeza que eles sentem que, contanto que estejam juntos, eles conseguirão vencer.




E dessa vez eles têm a Alice do seu lado - embora não seja a Alice Zuberg que eles conhecem, mas ver os três reunidos novamente foi maravilhoso.

Seguindo em frente, temos o Chudelkin, esse personagem desprezível. Ver ele todo superior antes, humilhando o Eugeo, foi bastante irritante. E então chegamos na parte em que ele pede por uma noite com a Quinella quando derrotar Kirito e cia. A reação do Kirito me define.


Eu também, Kirito, eu também.

É engraçado que é bem óbvio que a Quinella não pretende cumprir a parte dela do acordo. O Chudelkin realmente é bastante estúpido por acreditar que ela realmente dormiria com ele. Ela provavelmente só ia ficar enrolando ele, como ela estava fazendo com o Eugeo. Mas não vou reclamar, ele merece ser enganado por ela, esse bostinha.

Observações desse episódio:

- A Quinella chama o Kirito de "unidade irregular", sugerindo que ela já sabe que ele não nasceu no Underworld. Entretanto, nesse momento nem Alice e nem Eugeo notam isso (provavelmente porque eles estão concentrados nas baboseiras que o Chudelkin está falando).

- Uma parte da luta contra o Chudelkin foi cortada: na light novel, antes dele invocar o duende de fogo, ele e a Alice trocam alguns golpes. Só depois disso é que ele faz o pedido de dormir com a Quinella e invoca o duende.

- Durante a luta do Kirito com o Eugeo, logo no começo, ambos usam praticamente os mesmos golpes. Tal professor, tal aluno.

- E falando da luta, o Kirito mencionando durante ela que sua espada ainda não tem nome é um foreshadow dos grandes: ela vai ser nomeada em breve e vai ser uma cena de partir o coração.

Comentários